A Vila de Alcanede recebe nos dias 17 e 18 de maio, das 16h00 às 23h00, a Feira Medieval, uma iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, em colaboração com a Junta de Freguesia de Alcanede e a Câmara Municipal de Santarém.
Durante estes dois dias, os visitantes podem visitar a taverna medieval e o mercado de rua. Haverá música, dança, espetáculos de fogo e malabaristas, jogos tradicionais, tiro ao arco, cantigas de amigo e de amor, entre outras atividades.
A Feira tem início no dia 17 (sexta-feira), às 16h00, com um cortejo do Castelo de Alcanede até ao centro da Vila. Desta recriação histórica faz parte, ainda no dia 17, a leitura da Carta de Feira, concedida pelo Rei D. Afonso Henriques ao lugar de Alcanede. No dia 18 de maio (sábado), tem lugar a receção e o Jantar ao Rei.
Os visitantes podem ainda encontrar tendas diversas com produtos artesanais, alimentos e mercadorias variadas, produtos agrícolas e animais, que vão permitir a todos os presentes vivenciar o comércio medieval.
No artesanato e ofícios ao vivo, os artesãos vão demonstrar as suas habilidades em trabalhos manuais, com os torneados em madeira, tecelagem, cerâmica e “scriptorium” – oficina onde os visitantes podem experimentar a caligrafia medieval.
A Feira conta ainda com um espaço museológico, em que podem ser vistos trabalhos elaborados pelos alunos relativos à época medieval e onde vão estar patentes documentos históricos da Vila de Alcanede e que fazem parte do Espólio da Biblioteca Municipal de Santarém.